Apresentação

O reconhecimento da importância da atividade Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o crescimento, a competitividade e desenvolvimento econômico e social do Estado, tanto no âmbito acadêmico como empresarial, coloca esta atividade como uma variável estratégica e uma prioridade para definir as políticas públicas do Ceará. Para alcançar estes resultados, o planejamento apresenta-se como uma ferramenta eficaz capaz de mensurar o desempenho alcançado e comparar às metas pré-estabelecidas, por meio de um processo contínuo e dinâmico. Assim, os indicadores de C,T&I seriam o controle deste planejamento, possibilitando correções e aprimoramentos das atividades avaliadas.

Neste contexto, o projeto visa a implantação de um Sistema Integrado alimentado por indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo como base o Ministério de Ciência e Tecnologia, que possibilitará um melhor planejamento na área e, por consequência, a melhor distribuição de recursos.

Assim sendo, a consolidação de Sistema de Indicadores de C,T&I no Estado do Ceará é de fundamental importância para a elaboração do planejamento interno e para a melhoria da distribuição de recursos entre os projetos estaduais, fazendo com que as necessidades populacionais sejam atendidas com maior eficácia. Espera-se, com isso, o aumento do desempenho do Estado do Ceará, não só em investimentos, mas também em qualidade no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O que são indicadores?

Os indicadores de desempenho são índices desenvolvidos dentro das instituições, de acordo com sua realidade e necessidade, focando os principais pontos que afetam, não apenas a sua gestão e seu resultado organizacional, mas analisando o desenvolvimento da estratégia.

Várias instituições utilizam indicadores nos variados processos que a envolvem, possibilitando assim a medição e a avaliação de seu desempenho. Isso responderá perguntas como: Os objetivos estão sendo alcançados? O que devemos manter no planejamento? Que mudanças devemos implementar?:

A maioria destes indicadores está relacionada quanto à qualidade dos processos, com exemplo os serviços públicos oferecidos. É importante salientar que os medidores sejam criteriosamente selecionados, de maneira compreensível e mensurável para atender os públicos-alvo, tais como: pesquisadores, estudantes, empresários e a sociedade de modo geral.

Os Indicadores de C,T&I agregam dados de diversas fontes para prover uma visão global do sistema estadual e seus diversos públicos, ligados ou não ao Governo do Ceará, em suas várias dimensões, permitindo a comparação com outros estados e regiões. Ainda que seja um trabalho árduo, por ser uma tentativa de apreensão de uma realidade complexa, os indicadores nos permitem fazer projeções sobre o futuro da área de C,T&I em nosso Estado.

No caso específico do Sistema de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará – SICTI, utilizamos indicadores de instituções de respaldo e credibilidade, dando a sustentação necessária quanto a realidade das informações apresentadas e parâmetro quanto ao desempenho de outros estados e regiões. São elas:

MCTI

Responsável por coordenar o trabalho de execução dos programas e ações que consolidam a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem por objetivo transformar o setor em componente estratégico do desenvolvimento econômico e social do Brasil, contribuindo para que seus benefícios sejam distribuídos de forma justa a toda a sociedade.

SEFAZ

Tem como missão Captar e gerir os recursos financeiros para o desenvolvimento sustentável do Estado e promover a cidadania fiscal e é responsável por auxiliar diretamente e indiretamente o Governador na formulação da política econômico-tributária do Estado; realizar a administração fazendária pública; dirigir, superintender, orientar e coordenar as atividades de arrecadação, tributação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do erário ;elaborar, em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Gestão, o planejamento financeiro do Estado; administrar o fluxo de caixa de todos os recursos do Estado e desembolso dos pagamentos; gerenciar o sistema de execução orçamentária financeira e contábil-patrimonial dos Órgãos e Entidades da Administração Estadual; superintender e coordenar a execução de atividades correlatas na Administração Direta e Indireta; e exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades nos termos do Regulamento.

FUNCAP

Tesponsável por estimular o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Ceará, por meio do incentivo e fomento à pesquisa, à formação e capacitação de recursos humanos, ao fomento e desenvolvimento da tecnologia e à difusão dos conhecimentos científicos e técnicos produzidos. Tem por finalidade o amparo à pesquisa científica e tecnológica do Estado do Ceará, em caráter autônomo ou complementar ao fomento provido pelo Sistema Federal de Ciência e Tecnologia.

PINTEC (IBGE)

Tem por objetivo a construção de indicadores setoriais nacionais e, no caso da indústria, também regionais, das atividades de inovação das empresas brasileiras, comparáveis com as informações de outros países. O foco da pesquisa é sobre os fatores que influenciam o comportamento inovador das empresas, sobre as estratégias adotadas, os esforços empreendidos, os incentivos, os obstáculos e os resultados da inovação.

CNPq (MCTI)

Responsável por fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

INPI (MDIC)

Responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Onde são realizados os serviços de registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

FINEP (MCTI)

Responsável por promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

GEOCAPES (MEC)

Ferramenta de dados georreferencial. De forma simplificada, pode ser definida como uma base de dados que consiste em referenciar informações de acordo com sua localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.